Como cortar uma aeronave

17/06/2015

Quando a companhia aérea holandesa AELS precisou separar um Boeing 737-300 em cinco peças sem soltar detritos, eles chamaram a Equipe de Aplicações Especiais da Husqvarna. Usando uma solução personalizada de cortadora de fio diamantado, o resultado espantou o cliente.

Perigo de detritos

A desmontagem de  aeronaves pode ser um trabalho complicado. O método mais comum utiliza cortadoras manuais ou tesoura hidráulica, duas soluções econômicas com um grande problema: o risco de detritos que são lançados ao redor. Patrick Meeremans, Gerente Global de Aplicações Especiais da Husqvarna, explica porque isso pode ser perigoso às vezes:

"Muitas aeronaves são estacionadas próximo às pistas. Nesses casos, há um perigo real que alguma peça de detritos seja engolida por um motor durante a descolagem ou o pouso."

Cortes limpos e retos

A AELS (Aircraft End of Life Solutions), empresa holandesa especializada em desmontar aeronaves em todo o mundo, entrou em contato com a Equipe de Aplicações Especiais da Husqvarna com uma solicitação muito específica: eles poderiam dividir um avião em cinco partes usando uma cortadora de fio para obter os cortes mais limpos possíveis e evitar o lançamento de detritos?

"A cauda seria colocada em outro avião e a seção intermediária, a fuselagem, seria reutilizada para fins de treinamento. Era essencial que os cortes fossem muito perfeitos", disse Patrick Meeremans.

Usar uma solução de fio diamantado não só permitiu um corte mais uniforme, mas também facilitou muito o corte em linha reta.

"Imagine que você tenha um grande tubo de papel com um metro de diâmetro, e você pega uma tesoura e tenta fazer um corte perfeito. É extremamente difícil terminar no mesmo lugar em que você começou", disse Patrick Meeremans.

Divisão do corpo do avião em menos de 20 minutos

O Boeing 737-300 estava localizado na base aérea Aviolanda Woensdrecht, no sul da Holanda. Para a tarefa, Patrick Meeremans e o seu colega Antoine Henneaux trouxeram consigo uma cortadora de fio Husqvarna CS 2512 equipada com fio diamantado Cobra C 1000 e a unidade de potência hidráulica PP 455 E.

"Com essa configuração, duas pessoas é tudo o que você precisa para fazer o trabalho", disse Patrick Meeremans.

Além de configurar e parar algumas vezes para ajustes, cada corte do corpo principal do avião levou menos de 20 minutos. O Gerente de Projetos da AELS, Patrik Huiberts, ficou muito impressionado com o resultado.

"Havíamos assistido algumas demonstrações de outras empresas que disseram que poderiam fazer isso, mas eles nunca foram bem sucedidos. A facilidade de corte com o fio diamantado da Husqvarna e o corte limpo em todos os tipos de material e estrutura nos surpreenderam. Ficamos muito satisfeitos", afirma Patrik Huiberts.

Projeto bem-sucedido

Depois do sucesso do projeto piloto, Patrik Huiberts disse que a AELS planeja utilizar o corte com fio diamantado no futuro para algumas de suas tarefas.

"O corte de fio diamantado é excelente para remover as “aeronaves-fantasmas” estacionadas ao lado das pistas e também pode ser uma solução perfeita para remover aviões de locais de colisão", diz ele, acrescentando que, em casos onde os detritos espalhados não são um problema, a solução mais rápida para desmontar aviões é utilizar uma escavadeira com uma cabeça de corte e uma cortadora Husqvarna K 760 para cortes mais precisos.

Os representantes da AELS também ficaram muito impressionados com o corte do fio diamantado da Husqvarna.

"Durante o trabalho, nós fizemos alguns vídeos com nossos celulares e montamos um clipe que a AELS publicou on-line. Eles rapidamente receberam sete solicitações para cortar aeronaves. Portanto, foi um projeto muito proveitoso para ambos os lados", disse Patrick Meeremans.

Fatos - Serra com fios diamantados

• Os fios diamantados Husqvarna são usados em trabalhos pesados de demolição, como corte a seco de aço, desativação nuclear e serragem extremamente precisa em plataforma petrolífera.
  • O fio C 1000 é utilizado principalmente para cortar concreto reforçado de nível médio a difícil.
The Boeing airplane on Aviolanda Woensdrecht air base in the Netherlands.

Aeronave Boeing na base aérea Aviolanda Woensdrecht na Holanda.

Clean cuts and minimum debris.
Cortes limpos e mínima quantidade de detritos.

Cutting off one of the wings.
Corte uma das asas.